domingo, 3 de junho de 2012

UAB – UnB
Departamento de Artes
Curso: Artes Visuais
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Professora Supervisora: Thérèse Hofmann Gatti
Professor Tutor: Renata Silva Almendra
Discente: Adezângela Holiceni
Pólo: Posse
Matrícula: 09/0052188

                              Roteiro de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem


Título:
Arte e cultura popular




Apresentação do tema e das disciplinas envolvidas:

A proposta deste projeto é desenvolver atividades que resgatem os valores da cultura popular em nossa região. A abordagem artística pela Sociologia pretende levar os participantes a uma compreensão estética, que lhes permita apreciar e produzir objetos da arte popular que compõem o patrimônio cultural material e imaterial de nossa região, tendo em vista que este aspecto enriquece e amplia os conhecimentos de arte, resgatando identidades, possibilitando a inclusão das comunidades nos registros mundiais. Estas articulações com a Sociologia permitem à Arte devolver a dignidade aos artesãos, dando-lhes maior visibilidade como cidadãos.

 De acordo com Recomendação da UNESCO de 1989, os países membros devem normatizar as culturas tradicionais e populares. Quanto à definição, a cultura tradicional e popular “é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou um indivíduo e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade.”

Motivação:

O motivo principal desta iniciativa é a recuperação da cultura popular como instrumento de construção da identidade regional, partindo-se de conceitos sociológicos importantes para o desenvolvimento social.
Entendo que um projeto interdisciplinar de ensino e aprendizagem deve buscar garantir o direito à dignidade de todas as culturas, tanto no sentido de identificá-las em seu ambiente natural, documentá-las e reconhecê-las como legítimas expressões, representações de comunidades e grupos étnicos como de salvaguardá-las por meio da educação formal e informal.



 Objetivo:
            Desenvolver atividades referentes às manifestações culturais regionais, produzindo e apreciando arte popular, para fortalecer a participação do povo como instrumento de emancipação face à sufocante cultura hegemônica.

 Público alvo:

Estudantes das escolas da região



Metodologia:

As atividades de produção e apreciação da arte popular serão desenvolvidas a partir de pesquisa, discussão e reflexão sobre o tema à luz de estudos sociológicos. Os participantes deverão organizar-se em grupos para construírem conhecimento cultural e artístico coletivamente na escola.

Instrumentos, materiais e técnicas:

            Serão utilizados instrumentos materiais capazes de estimular e orientar a pesquisa de campo e bibliográfica sobre a cultura popular e tradicional, a expressão artística visual seja na manipulação de materiais como a argila, a palha, a madeira, sementes, tecido, couro, etc.


Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos relacionados:
           
           
            A meu ver, o Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, estimulou e orientou a cultura popular e tradicional nordestina, já que pode desenvolver e incentivar o conhecimento da expressão artística seja na música, nas artes visuais, no teatro, na arquitetura, na literatura e no cinema. Enfim,  iniciativas como estas se fortalecem e se mantêm, graças ao extraordinário interesse visionário de Ariano pela cultura criada pelo povo.
             

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