domingo, 24 de junho de 2012

Relatório de Projeto Interdisciplinar de Ensino


              
                                             Arte e cultura popular


             Todo mundo sabe que o mundo não é dividido em História, matemática, Lingua Portuguesa, etc. È preciso misturar ensino e pesquisa despertando no estudante noções de cidadania e consciência social. Daí a importância de envolver professores de todas as áreas e definir objetivos comuns.
A interdisciplinaridade refere – se a uma nova concepção de ensino e de currículo, baseada na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento.
Os projetos constituem um espaço de acordos, negociações e tomadas de decisão para o encaminhamento de questões na perspectiva do grupo envolvido. Neste sentido, a habilidade de dialogar com os alunos e professor constitui um aspecto a ser vivenciado de acordo com os objetivos planejados.
     A Escola Estadual Manoel Aprígio, defende a participação e a construção de uma educação que tenha a realidade da comunidade local. E tem como meta desenvolver projetos e ações inovadoras que serão executadas por todos os segmentos, de maneira coletiva, buscando cumprir de forma democrática, sua função social, voltada para o pleno desenvolvimento do educando, valorizando a transmissão do conhecimento e também as formas de convivência entre as pessoas.
     O projeto Arte e cultura popular foi desenvolvido na Escola Estadual Manoel Aprígio, no dia 06 de Junho de 2012, no turno matutino. Entusiasmados com o projeto interdisciplinar todos os alunos participaram e colaboraram com o desenvolvimento do mesmo de forma envolvente e prazerosa.

            Foram desenvolvidas atividades tais como:


  • Debate e analise de textos sobre o tema proposto elaborados no Power Point e exibidos no  data show para desenvolver nos estudantes uma visão crítica, para  compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes na comunidade, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

·         Criação de arranjos florais, com cestas, vasos e cachepots. Buscando  valorizar a própria produção estética e respeitando a produção do outro.
















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